Metodologia
Introdução
Para entendermos melhor a Little Maker e as propostas aqui descritas é necessário apresentarmos como enxergamos a relação entre sujeito e aprendizagem, pois é através dessa perspectiva que é pautada nossa metodologia.
Para isso, temos como ponto de partida uma educação integrada, entendendo que o processo de aprendizado, para se dar de modo significativo, precisa partir do ponto de interesse do próprio aprendiz e, portanto, é fundamental a liberdade autoral da criação.
Assim, ao questionarmos e sensibilizarmos o olhar para as inúmeras conexões que vinculam o processo de criação aos conhecimentos trabalhados na escola, é possível propiciar um aprendizado mais profundo, fluido e transdisciplinar, vazando a fronteira que costuma segregar o conhecimento da prática.
Porém, ao adentrarmos o ambiente escolar, nos deparamos com diversos desafios, sendo necessário adotarmos estratégias, técnicas e ferramentas para tornar os resultados de aprendizagem visíveis, evidenciando a potencialidade do processo e deixando nossos objetivos e resultados mais claros para alunos, pais e educadores.
Visando estes esclarecimentos, nas seções a seguir apresentamos nossa visão sobre aprendizagem em Referências Pedagógicas, de que modo estabelecemos a Integração com o Currículo, como a Plataforma Significa potencializa este processo capturando dados do processo no registro do portfólio digital, os objetivos e fundamentação do Acompanhamento Processual e como as Ferramentas e Materiais incorporam e se alinham com a metodologia.