Plataforma Significa®
MUITO MAIS do que um portifólio digital, conta com recursos para capturar as informações de aprendizagem do processo. Atua como uma rica ferramenta para dar visibilidade às atividades e seus resultados, promove ações de melhorias e estreita as relações entre escola e famílias. Apoia no registro e confere visibilidade do aprendizado no processo, com gráficos e indicadores que mapeiam as competências e conteúdos da BNCC.
Desta forma, ela faz a ponte entre a criação livre e autoral, rica para o aluno, e o atendimento dos objetivos pedagógicos almejados pela escola e pais.
A aprendizagem Maker, conforme abordado neste programa e partindo dos interesses do próprio aluno, ocorre de uma forma muito natural durante o processo de construção e raramente são percebidas ao observar somente o produto final. Este processo contrasta muito com os processos tradicionais das escolas, mesmo se comparado às atividades de laboratório, onde o objeto de conhecimento a ser aprendido é comumente o próprio experimento.
Entendendo que aprendizagem está no processo e flui através dos interesses dos alunos, não podemos avaliar simplesmente o produto ou fazer uma avaliação tradicional dos alunos ao final do projeto. Desta forma, existe uma problemática concreta no que se refere à documentação e registro do aprendizado durante o processo de forma sistematizada, com objetivos, métricas e indicadores.
Uma coisa é a percepção do próprio educador que acompanha todo o processo da oficina e observa as descobertas e construções de conhecimentos, tudo é muito claro e rico, porém, essa percepção fica muito restrita ao próprio educador e não alcança os pais e gestores.
Capturar as informações do processo
Nossa metodologia não traz uma métrica de avaliação para o ensino Maker, sabemos que este desafio é complexo e controverso e vem sendo abordado em diversas linhas de pesquisas acadêmicas. Compreendemos que “A documentação não se limita, então, a tornar visível o que já existe, mas faz as coisas existirem porque as torna visíveis, portanto, possíveis” (REGGIO CHILDREN, 2014). Deste modo, buscamos dar voz a essas possibilidades e desdobramentos através da documentação realizada na plataforma, com o objetivo de coletar informações do processo e sistematizá-las de forma a identificar o que está sendo mobilizado sob a perspectiva das competências da BNCC, trabalhar a pluralidade de olhares de alunos e educadores, bem como construir uma rica documentação dos processos e aprendizados presentes em cada projeto.
A plataforma visa capturar as informações do processo de forma não invasiva e sensível, partindo dos registros e impressões do próprio aluno ao longo das vivências e experiências do processo para gerar autonomia e estimular a organização de seu próprio processo criativo, valorizando as aprendizagens e as diversas linguagens para a construção de narrativas de sua trajetória e conquistas.
Vale ressaltar que os dados coletados e apresentados não são uma avaliação do aluno, eles refletem o que foi mobilizado pela turma e por cada aluno com o objetivo de realimentar o processo e nortear ações para os próximos projetos. Por exemplo, uma competência com baixa graduação indica que foi pouco explorada e não pode ser interpretada como falta da competência pelo aluno ou turma, mas, certamente, deve ser estimulada pelo professor a fim de mobilizá-la.
De forma prática, as informações são alimentadas na plataforma através do aplicativo Significa Oficina® presentes nos tablets utilizados na oficina. Estas informações são documentadas através dos registros do projeto ora realizadas pelos alunos, ora pelo professor. Os parâmetros e informações coletados estão concentrados em 3 eixos: informações do projeto pela perspectiva do aluno, observações do aluno pelo professor e conteúdos mobilizados. Ela oferece também feedbacks rápidos sobre os itens menos trabalhados por cada aluno diretamente ao professor a cada novo projeto.
Os gestores escolares acessam a interface do Gestor, Significa Gestor®, composta por um aplicativo em nuvem, onde podem consultar os dados e relatórios dos projetos de forma consolidada, podendo ser organizados por turma, professor ou aluno, além de permitir visualizar os detalhes de cada projeto quando necessário. Pode-se também imprimir relatórios da trajetória de desenvolvimento do aluno para pais e fazer a gestão de cadastros de alunos e turmas.
Já os pais contam com o aplicativo para dispositivos móveis, Significa Pais®, compatível com Android e iOs, onde têm acesso aos portfólios detalhados dos projetos e relatórios consolidados de seus filhos.
Informações do projeto pela perspectiva do aluno
A base da plataforma é a documentação em portfólio digital. Ao longo do processo de construção, os alunos são incentivados a documentar seus feitos e descobertas na plataforma através de foto, vídeo ou áudio. Os registros são categorizados ao longo do processo, e para cada tipo de registro são apresentadas perguntas que coletam informações diferentes relacionadas aos materiais, técnicas, opiniões ou sentimentos em relação aos projetos e ocorrências.
Observações do aluno pelo professor
As observações do aluno pelo professor são baseadas em um formulário com pontos propostos a observar, graduados em relação à sua frequência de ocorrência. Esta observação individual segue pontos objetivos pela perspectiva do próprio programa, sendo correlacionado a uma ou mais competências da BNCC pela plataforma aos gerar os relatórios consolidados.
Conteúdos mobilizados
Em relação aos conteúdos mobilizados, eles são mapeados pelas unidades temáticas de cada série, conforme proposto pela BNCC. Estes conteúdos são abordados e promovidos ao longo do programa em diferentes etapas do projeto, e a cada projeto o professor registra na plataforma quais conhecimentos foram mobilizados e conscientizados. Assim, é possível entender como está fluindo a interdisciplinaridade e a diversidade de temáticas que estão sendo abordadas.
A imagem acima resume bem nosso objetivo com a plataforma. Enquanto o aluno faz suas descobertas, constrói hipóteses e se conecta emocionalmente com a aprendizagem, a plataforma mapeia informações do processo, traduzindo em informações valiosas da atividade proposta. Desta forma, a plataforma contribuiu com a mudança de foco do objeto construído para o aprendizado gerado ao longo de todo o processo.