Empresas de tecnologia buscam por habilidades humanísticas
Estudo mostra que competências humanas são essenciais para automação do mercado
Para além do meio acadêmico, iniciativas voltadas ao ensino básico, como a Little Maker, já preparam crianças e adolescentes para desafios do século 21.
De acordo com recente pesquisa divulgada pelas instituições americanas Strada Education Network e Emsi, enquanto o número de estudantes que procuram por cursos em Liberal Arts cai, empresas de tecnologia STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) cada vez mais buscam por profissionais com habilidades humanísticas.
O paradoxo, segundo o estudo, revela que as habilidades exclusivamente humanas, como liderança, relacionamento interpessoal e resolução de problemas, não só sobreviverão a automação como serão vitais para as cobiçadas profissões do futuro, muitas das quais são essencialmente tecnológicas.
De olho neste cenário, universidades já trabalham com programas, especialmente os MBA’s, que unem as chamadas “soft skills” — competências emocionais que competem a personalidade e comportamento do profissional — com as “hard skills”, habilidades técnicas.
Ademais, para além do meio acadêmico, escolas e iniciativas voltadas ao ensino básico também já estimulam em crianças e adolescentes competências humanas que serão muito exigidas após a conquista do diploma universitário.
Um exemplo é a Little Maker, metodologia de ensino que ajuda estudantes do ensino infantil e fundamental a desenvolver competências técnicas e socioemocionais com a “mão na massa”. Por meio de práticas maker, o programa estimula a aprendizagem cognitiva das crianças, envolvendo habilidades socioemocionais no processo, sedimentando atitudes além de despertar o prazer em aprender.
“É na infância que a personalidade começa a ser moldada, portanto é preciso estimular desde cedo habilidades humanas que permearão toda a vida do aluno. A escola exerce papel fundamental na formação de cidadãos preparados para os desafios do século 21”, diz Diego Thuler, fundador da Little Maker.