O que é Aprendizagem Criativa
A Aprendizagem Criativa defende o aprendizado como produto de um processo exploratório e é um conceito sustentado pelo grupo de pesquisa do MIT Lifelong Kindergarten, dirigido por Mitchel Resnick.
Uma das fontes de inspiração para a iniciativa foi a trajetória de Froebel, criador do jardim de infância. O autor afirma que essa fase é definitiva para a formação dos seres humanos e merece, portanto, atenção especial. Por isso observa-se grande diferença entre o jardim de infância e a escola propriamente dita.
Diferentemente dos demais sistemas de ensino comuns na vida acadêmica que seguem o modelo de transmissão de ensino, durante o jardim de infância o aprendizado é adquirido através de uma conduta ativa da criança ao interagir e se conectar com o mundo, algo que faz principalmente quando há propostas e possibilidades divertidas e envolventes.
Segundo Resnick, em seu livro Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play, “a aprendizagem baseada no estilo do jardim de infância é exatamente o que é preciso para ajudar as pessoas de todas as idades a desenvolver as capacidades criativas necessárias para prosperar na sociedade de hoje, que vive em constante mudança.”.
Com isso em mente, a Aprendizagem Criativa propõe um processo em que a exploração é a palavra chave. Esse processo parte da Espiral da Aprendizagem Criativa, que consiste nos momentos: Imagine, Crie, Brinque, Compartilhe e Reflita; cada uma dessas etapas traz um nível diferente de compreensão dos aprendizados (mesmo que a criança não perceba que está aprendendo!) e a cada vez que a espiral se repete, toda a bagagem e repertório anterior contribui para um processo ainda mais complexo.
Os Quatro Princípios da Aprendizagem Criativa
Ainda dentro dessa abordagem, encontramos os conceitos dos 4 Ps, princípios orientadores dentro da Aprendizagem Criativa. São eles:
Projetos: trabalhar com projetos permite às crianças mobilizarem diferentes áreas de conhecimento e interesses, exercitando habilidades que já possuem e desenvolvendo novas técnicas.
Paixão: ter espaço para trabalhar com seus próprios interesses incentiva as pessoas a dedicarem mais tempo a seus projetos, aprimorando-os cada vez mais e, durante esse processo, descobrindo novas paixões.
Pares: a ideia de trabalhar em pares pode ser exercida de formas muito variadas, desde a construção em conjunto de fato até trocas específicas de opiniões e experiências durante o processo e até mesmo compartilhando seu trabalho e recebendo feedbacks, o que pode resultar em mais aprendizado pelo trabalho colaborativo e em um projeto mais interessante do que o inicialmente imaginado..
Pensar brincando: acontece quando o ambiente de construção é envolvente, permitindo a exploração e também que os alunos errem e aprendam por meio das descobertas, tornando o processo ainda mais divertido.
Como combinamos Aprendizagem Criativa e Significativa no Contexto Maker?
Na Little Maker, vinculamos os 4Ps a um projeto 100% autoral aplicando o conceito de Projeto em detrimento de uma transmissão vertical de informação entre aluno e professor, sendo esse baseado não apenas na construção mão-na-massa, mas em um processo de materialização da ideia oriunda dos interesses e demandas do aluno, – como um combustível para dedicação por ser uma temática pela qual tem Paixão, percorrendo trocas significativas entre colegas e professores, configurando trabalho entre Pares, seja em trocas momentâneas ou em construção compartilhada.
Dessa forma, o processo de criação torna-se divertido, exercitando o Pensar Brincando ao expor os jovens a uma condição de aprendizado em um ambiente envolvente.
Na Little Maker aplicamos os 4 P’s a um projeto completamente autoral onde o conceito de Projeto perpassa a transmissão de informação de modo horizontalizado e, não se detendo a construção mão-na-massa, acontece de acordo com a Paixão de cada indivíduo como combustível para a dedicação a cada projeto singular.
Através do trabalho em projetos os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em Pares e potencializar suas ideias, aprendendo também a trabalhar em grupo e desenvolver habilidades socioemocionais. Dessa forma, o processo de criação, além de envolvente, torna-se divertido, exercitando o Pensar Brincando e expondo os jovens a um ambiente propício para um aprendizado que acontece organicamente.
A aplicação desses conceitos resulta em uma aprendizagem mais significativa que ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais e relações interpessoais dos alunos, bem como permite ao jovem entender que é possível mobilizar os conhecimentos em prol de seus projetos e objetivos de vida.
Ter acesso a um espaço que traga esses valores e conceitos dentro de uma metodologia aplicada é extremamente empoderador e, conforme a criança atinge níveis mais profundos na espiral da aprendizagem criativa por percorrê-la diversas vezes, exercita o autoconhecimento, nutre seus interesses antigos ao passo que descobre novas paixões e se torna mais autônoma, desenvolvendo uma postura mais ativa em relação ao mundo.