Ferramentas e Materiais
Em nossas oficinas os materiais e ferramentas são cuidadosamente selecionados para o melhor resultado pedagógico, assim como sua apresentação e organização do espaço físico. As ferramentas propiciam a construção nas mais diversas áreas de interesse, bem como possuem características que permitem ser exploradas e descobertas com o mínimo de instrução inicial. Os materiais são pensados de forma a inspirar as mais diversas possibilidades e aplicações, principalmente em sua forma não usual.
Ambientação da oficina
O espaço físico é um pilar importante para o bom resultado da metodologia, existem muitas mensagens indiretas contidas no projeto arquitetônico que permitem potencializar as intenções pedagógicas do processo.
A mudança visual do ambiente, em estilo, mobiliário, disposição e iluminação em relação ao padrão da sala de aula já traz a mensagem que ali a estrutura e regras são diferentes: eles estão no comando.
As mesas de trabalho centrais com luminárias pendentes colocam o foco principal da oficina na criação dos próprios alunos, as ferramentas e materiais ficam laterais. O material em madeira rústica dá liberdade para explorar sem medo de errar, de estragar a mobília, as marcas imprimem a história dos projetos e enriquecem o ambiente rústico e criativo.
As ferramentas ficam em bancadas laterais, deixando claro que o papel delas é de apoio. São mais altas para facilitar a mediação quando trabalhamos com alunos mais novos. Possuem ainda armários para organizar estoque de materiais e insumos auxiliando no operacional da sala.
O baú de reciclados fica junto à grade organizadora de materiais, estas serão as matérias primas das construções e ficam próximas para que possam explorar as possibilidades com maior facilidade.
Os carrinhos de ferramentas concentram os materiais de escritório e ferramentas mais simples, que serão mobilizadas para as mesas de trabalho durante o projeto.
As lousas modulares magnéticas podem ser montadas como uma grande lousa para uso coletivo, como na etapa de ideação, e depois podem ser destacadas para uso dos grupos nas mesas, podendo voltar para a parede em momentos de compartilhamento.
A estante colmeia armazena os projetos em andamento, organizados em caixas de feira para rápida organização e retomada do projeto.
Além destes elementos principais, vários elementos de apoio fazem diferença nos detalhes: organizadores, suporte de cola quente e luvas, suporte para mochilas e jalecos, entre outros.
Uso de Tecnologias
O uso de tecnologia tem um papel de apoio às nossas oficinas. O programa e processo não são centrados no conhecimento técnico. Entendemos que é fundamental desenvolver o letramento digital e tecnológico, no sentido de cada aprendiz se sentir capaz de se expressar criativamente fazendo uso da tecnologia e de outras formas de linguagens.
Buscamos introduzir a tecnologia de forma fluida, inspirando seu uso a partir do interesse de cada um, permitindo diversas portas de entradas para seu uso. Assim, promovemos trocas e cooperação entre os aprendizes dos mais diversos perfis de interesses.
Desta forma, as ferramentas são utilizadas em função das demandas da construção do projeto. Assim, as ferramentas da oficina são cuidadosamente selecionadas visando a segurança e possibilidades de exploração.
Alguns exemplos de materiais:
Módulos eletrônicos: módulos eletrônicos categorizados por funcionalidade, apropriado para concretizar as ideias de uma forma rápida através da exploração e descoberta.
Caneta 3D: ferramenta que utiliza o mesmo processo da impressora 3D, porém a construção é manual. Excelente para desenvolver as percepções espaciais 2D e 3D, além de trabalhar a coordenação motora fina.
Cortadora laser: máquina que permite o corte e gravação de materiais como papelão, eva e isopor usando a produção da criança. O modelo que adotamos é equipado com dispositivos de segurança e proteção, além de uma interface amigável e simplificada.
Micro:bit: módulo eletrônico programável através de linguagem visual que introduz a lógica computacional no contexto da concretização dos projetos. Permite a incorporação de recursos programáveis aos projetos de forma rápida e intuitiva.
Impressora 3D: ferramenta que possibilita a materialização de peças que podem ser integradas aos projetos. Estimula e empodera através do uso da tecnologia de forma ativa e criativa.
Mini máquina de costura: equipamento manual para costura de tecidos que amplia e diversifica as possibilidades de construção e criação. Também trabalha a coordenação motora fina.
Micro-retífica: ferramenta rotacional usada para desbastar e cortar materiais moles, como plástico e papelão, e gravar materiais mais duros. Amplia as possibilidades de explorar materiais e trabalha a coordenação motora fina. O modelo que adotamos é a bateria e de baixo torque, com dispositivo que desativa em caso de travamento do eixo.
Material não estruturado
O uso de material não estruturado, como reciclados, parafusos, porcas, palitos e materiais de papelaria diversos, é muito rico em vários aspectos do processo.
No aspecto criativo, ele desenvolve o olhar para a exploração de possibilidades para aplicação do mesmo, estimulando a experimentação, testes e análises.
No aspecto ambiental, conscientiza as diversas aplicações e usos alternativos de nosso lixo, explorando as diversas possibilidades de reciclagem dos materiais e suas aplicações.
Por fim, ele ainda contribui com uma outra relação com o mundo ao transformar objetos do mundo à sua volta. Aliado aos comportamentos trabalhados no programa, o Maker entende que ele é um agente de mudança do mundo e assume uma outra perspectiva de seu entorno, enxergando oportunidades e se sentindo capaz de agir.