Integração com Currículo
Alinhamento com a BNCC
Entendendo a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o principal regimento para a construção e consolidação da educação no Brasil, é fundamentado nela que as Diretrizes Curriculares Nacionais preveem os principais objetivos do currículo escolar e sua estrutura, respeitando as especificidades locais para a construção do conhecimento. Portanto, ela estabelece as indicações que a educação nacional deve seguir para o desenvolvimento pleno do cidadão.
Assim, para compor junto às Diretrizes Curriculares Nacionais, que abordam de modo mais abrangente o currículo, foi desenvolvida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando como um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, indicando estes pontos através das competências, componentes curriculares, unidades temáticas, objetos de conhecimento e das habilidades envolvidas e destinadas a cada ano escolar.
Baseado nos conteúdos específicos presentes na BNCC, este programa se integra ao currículo vigente das escolas, possibilitando a aproximação entre matérias, cotidiano e as experiências de cada sujeito, transformando o aprender em algo significativo para o aluno e colocando o conhecimento em movimento.
Potencializando o Currículo
Os micromundos e reflexões propostos impulsionam o desdobramento dos projetos realizados nas oficinas, permitindo que o professor estabeleça inúmeras conexões para aproximar o conhecimento a ser desenvolvido, em sala de aula, da produção realizada pelos alunos. Assim, um mesmo micromundo pode ser orientado para uma diversidade de unidades temáticas e objetos de conhecimento por eles trabalhados, permitindo a flexibilidade da ordem e de direcionamento, respeitando a autonomia da escola, do professor e das disciplinas.
Ao utilizar temas lúdicos, o programa incentiva que o professor instigue a imaginação do aluno e permita que este consiga trazer seus referenciais na construção de seus projetos, dando subsídio para que o professor entenda a visão de cada criança sobre o assunto trabalhado. A partir desse entendimento, o professor pode trabalhar a construção e desconstrução de conceitos e paradigmas, além da sensibilização do aprendizado através da problematização deste espaço em seus aspectos sociais, culturais, tecnológicos e científicos.
Entendemos que o processo de aprendizado, para se dar de modo significativo, precisa partir do ponto de interesse do próprio aprendiz e, portanto, é fundamental a liberdade autoral da criação. Assim, ao questionarmos e sensibilizarmos o olhar para as inúmeras conexões que vinculam o processo de criação aos conhecimentos trabalhados na escola, é possível propiciar um aprendizado mais profundo e significativo que aproxime o conhecimento da prática.
Desta forma, a Little Maker produziu este material como uma ferramenta de orientação e apoio ao educador para viabilizar, disseminar e catalisar a aprendizagem criativa de modo significativo atrelado a uma sensibilização da BNCC no processo de criação. Não temos a pretensão de ensinar os conteúdos em si, mas de instigar a curiosidade, problematizar pontos para serem provocados, refletir sobre seu entorno e dar a possibilidade para que se tome consciência do aprendizado presente no processo.
Pontos de contato
Entendemos que a abordagem da BNCC deve ser tratada de forma fluida, ou seja, integrada de forma natural ao processo criativo. As 10 Competências Gerais da BNCC estão presentes e são vivenciadas na prática ao longo do processo deste programa, assim como compõem as ferramentas para acompanhamento e conscientização de cada competência mobilizada dentro do processo de aprendizagem de cada aluno, servindo como uma rica informação aos professores, gestores e pais. Vide Plataforma Significa e Acompanhamento Processual.
Os micromundos que compõem o programa são cuidadosamente pensados de forma a trazer elementos que possam gerar desdobramentos dentro das habilidades, objetos de conhecimento e unidades temáticas, identificando isso através das intencionalidades de cada lugar, apresentadas ao longo deste documento.
A partir disso, conseguimos realizar uma sensibilização da BNCC de modo integrado ao processo, não apenas em um momento específico para isso, mas partindo de um estímulo potente dos projetos e interesses das crianças, com maior foco em dois principais momentos: durante a ideação e a reflexão dos projetos.
Na ideação, os alunos partem do envolvimento com a história do micromundo para pensar o que há neste lugar, mobilizando os conhecimentos já adquiridos, repensando e refletindo sobre o espaço em que estão inseridos, estabelecendo relações com o seu cotidiano e compartilhando os conhecimentos e pontos de vista com os demais colegas. Para possibilitar tudo isso, criamos dentro dos micromundos as Perguntas Provocação, que ao mesmo tempo em que questionam sobre o lugar e o modo de vida das pessoas, permitem que as próprias crianças continuem a construir o ambiente, instigando que estas relações sejam lançadas para o próprio local de vivência desse sujeito.
Já no processo de reflexão no qual partimos das relações entre as crianças e seus projetos, criamos uma série de proposições que levam em conta as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, auxiliando o professor a dar visibilidade aos conhecimentos movimentados durante todo o processo de desenvolvimento dos projetos. Essas proposições têm a função de construir conexões entre o processo de criação do projeto e o projeto finalizado, entre o projeto e os conteúdos curriculares previstos para aquele ano, entre os conteúdos curriculares e o cotidiano, e entre o cotidiano e os projetos. Ou seja, as proposições estabelecem conexões que permitem o fluxo entre o micro e o macro, partindo do próprio fazer e das experiências nele enraizadas, para construir a relação entre os conhecimentos presentes e a possibilidade de enxergá-los de modo aplicado em seu cotidiano. Dessa forma, permite esse exercício e movimentação do aprendizado e instiga a curiosidade sobre o mundo e seu funcionamento.
Desdobramentos em sala de aula
O programa permeia as unidades temáticas da BNCC com o objetivo de sensibilizar e trazer uma visão do conhecimento aplicado e em movimento para o aluno. Isto gera um engajamento no aprofundamento deste conhecimento feito pela escola através de sua própria metodologia, conforme suas expertises, referenciais e processos. Entendemos que os projetos significativos trazem uma grande oportunidade de desdobramentos e incorporação nas atividades de aprofundamento.
Para estes desdobramentos ocorrerem de forma profunda, é importante que o professor de sala de aula acompanhe as oficinas e observe oportunidades nos projetos ou mesmo no processo para referenciar e repercutir em novas atividades, como por exemplo: propor uma produção de texto ou peça de teatro baseado na narrativa dos projetos; observar e identificar formas geométricas, escalas, contagens, estimativas e cálculos nos projetos e estruturas; refletir e pesquisar sobre questões climáticas, urbanização, organização social, etc; explorar o funcionamento de mecanismos e entender estruturas e características de materiais; fazer conexões de contextos históricos com os projetos, identificando referências; identificar e retomar técnicas, linguagens e expressões artísticas; entre infinitas possibilidades.
Estas oportunidades podem ser ajustadas em atividades que a escola já propõe aos alunos, aproveitando as referências aos projetos, podendo estes serem levados inclusive para a sala de aula para facilitar estes desdobramentos. Certamente, o envolvimento da turma é mais profundo quando os conteúdos forem referenciados com uma criação dela ou de um colega importante.
Outro movimento interessante de se observar é que estes desdobramentos retornam à oficina nos próximos projetos. Quando o professor de sala aguça o olhar para novas perspectivas, elas são retomadas e abordadas com mais consciência pelos alunos nas próximas construções, construindo um canal de ligação e retroalimentação oficina – sala de aula riquíssimo para o aprendizado significativo.
Assim, em parceria e integrado aos objetivos da escola, fazemos uma aproximação com a BNCC de uma forma sensível no próprio processo da oficina, trabalhando com os alunos não só as competências gerais esperadas da educação básica fundamental, mas também o estímulo, motivação e ferramentas para que, através da sensibilização dos objetos de conhecimento, isso seja aprendido de modo mais profundo e significativo para o aluno.
Portanto, o programa funciona como um dispositivo da relação entre a oficina, a sala de aula e o cotidiano. Assim, ajuda a ampliar as possibilidades de integração e de caminhos a serem explorados ao colocar o aprendiz no centro do processo, potencializa os objetos de conhecimento desenvolvidos dentro de sala de aula e contribui para formação integral do aluno a partir dos conhecimentos, competências, atitudes e valores.