Onde saber mais
Movimento Maker
Livro The Maker Movement Manifesto: Rules for Innovation in the New World of Crafters, Hackers, and Tinkerers. Hatch, M. (2013)
Livro Makers – a Nova Revolução Industrial. Anderson, C. (2012)
Livro Invent to Learn: Making, Tinkering, and Engineering in the Classroom. Martinez, S. L., Stager, G. S. (2013).
Livro Maker-Centered Learning: Empowering young people to shape their worlds. Clapp, E, Ross J., Ryan J., Tishman S. (2017).
Livro Design, Make, Play: Growing the next generation of STEM innovators. Honey, M., Kanter, D. E. (Eds.). (2013).
Aprendizagem Criativa
Comunidade Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (http://aprendizagemcriativa.org/)
Livro Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. MIT Press. RESNICK, M. (2017)
Curso Aprendendo Aprendizagem Criativa – Curso online gratuito promovido pelo MIT Media Lab
(http://learn.media.mit.edu/lcl/)
Artigo A Different Approach to Coding. Resnick, M. (2015)
Artigo Designing for Tinkerability. Resnick, M., Rosenbaum, E. (2013). In Honey, M., & Kanter, D. (eds.), Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators, pp. 163-181. Routledge
Vídeo Por uma educação mais relevante e mão na massa: A experiência da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Burd, L. (2017) Conferência Scratch Brasil, Keynote, 07 de outubro de 2017.
Vídeo Plantando as sementes para uma sociedade mais criativa. Resnick, M. (2017) Conferência Scratch Brasil, Keynote, 05 de outubro de 2017.
Construcionismo
Livro Logo: Computadores e educação. Papert, S. (1985). Tradução de Papert, S. (1980). Mindstorms – Children, Computers and Powerful Ideas.
Livro A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática, Artmed. Papert, S. (1993).
Livro Meaningful Making: Projects and Inspirations for FabLabs and Makerspaces. Blikstein, P., Martinez, S., Pang, H. (Eds.). (2015).
Artigo Piaget’s constructivism Papert’s constructionism: What’s the difference? Ackermann, E. (2001). 5(3), 438. MIT Future of Learning Group publication, 2001.
Reggio Emilia
Livro O currículo emergente e o construtivismo social. RINALDI, Carlina. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 113-122.
Livro Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. Reggio Children; ZERO, Project. tradução Thaís Helena Bonini. – 1.ed. – São Paulo: Phorte, 2014.
Aprendizagem Visível
Livro Visible learning. HATTIE J. (2008)
Livro Aprendizagem Visível para Professores: Como Maximizar o Impacto da Aprendizagem. HATTIE J. Penso. 2017.
Metodologias Ativas
Livro Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. BACICH, L.; MORAN, J. Porto Alegre: Penso, 2018.
Design Thinking
Livro Design thinking. BROWN T. (2009)
Livro Design Thinking & Thinking Design metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. Abelheira, Ricardo, Melo, Adriana. São Paulo: Novatec, 2015.