Itinerários Formativos: tudo o que você precisa saber

Os Itinerários Formativos fazem parte do Novo Ensino Médio e permitem que o aluno escolha dentre diversas possibilidades, quais as disciplinas, projetos e oficinas que mais atendem aos seus interesses, aptidões e projetos de vida.

O Novo Ensino Médio, que foi implementado no início de 2022, tem como proposta tornar o estudante protagonista do próprio processo de aprendizagem. Para cumprir os objetivos, ele tem uma organização curricular mais flexível e novas unidades curriculares. 

Os itinerários formativos fazem parte das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e todas as escolas que possuem Ensino Médio precisam se adequar. Por isso, é fundamental que você entenda e se aprofunde no assunto. 

Veja abaixo quais são os assuntos abordados neste artigo. 

  • O que são os Itinerários Formativos?
  • Áreas do conhecimento dos Itinerários Formativos
  • Eixos Estruturantes dos Itinerários Formativos

Se você quer aprofundar e aprender todos os detalhes sobre os Itinerários Formativos, leia o material que preparamos até o fim. 

O que são os Itinerários Formativos?

Para explicar os Itinerários Formativos, primeiro é importante compreender como está organizado o Novo Ensino Médio

A Lei nº 13.415/2017 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e promoveu mudanças estruturais no Ensino Médio. Agora, o tempo mínimo do estudante na escola aumentou de 800 horas para 1.000 horas anuais e há uma nova organização curricular. 

Essas mudanças visam garantir uma educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e  aproximar as escolas da realidade dos alunos, levando em conta as novas demandas e complexidades do mercado de trabalho e da vida em comunidade.

No Novo Ensino Médio, os estudantes têm uma carga horária de 3.000 horas totais, sendo no máximo de 1.800 horas dedicadas para a Formação Geral Básica e no mínimo 1.200 horas para os Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a parte do currículo comum a todos os estudantes e possui as competências e habilidades que fazem parte das áreas do conhecimento. Ou seja, é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Literatura;
  • Biologia;
  • Física;
  • Química;
  • Inglês;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia
  • Artes.

Já os Itinerários Formativos são os componentes curriculares ofertados pelas instituições de ensino que possibilitam que o estudante tenha a autonomia e o protagonismo de escolher sobre qual das áreas de conhecimento deseja se aprofundar:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Também é oferecida ao jovem a possibilidade de realizar Itinerários direcionados à Formação Técnica e Profissional (FTP) ou cursar Itinerários Integrados, que combinam diferentes opções, como duas ou mais áreas do conhecimento ou delas com a FTP. 

É importante salientar que os Itinerários Formativos devem ser estruturados de forma mais dinâmica, com aulas que possibilitem a participação ativa dos estudantes. Portanto, é recomendado que sejam feitos grupos de estudos, oficinas, laboratórios, projetos, dentre outros. 

Ao final dos três anos do Ensino Médio, as instituições de ensino devem entregar aos alunos um certificado de conclusão do Itinerário Formativo ou  FTP realizado. 

Saiba mais sobre cada área do conhecimento dos Itinerários Formativos

Agora que já definimos o que são os Itinerários Formativos, é fundamental entendermos melhor o que cada área do conhecimento aborda. 

Linguagens e suas Tecnologias

O estudante obterá conhecimento na área de Linguagens e suas Tecnologias por meio da aprendizagem ativa dos seguintes componentes:

  • Língua Portuguesa;
  • Arte;
  • Educação Física;
  • Língua Inglesa.

No Ensino Médio, são consolidadas e ampliadas as aprendizagens previstas na BNCC de Ensino Fundamental. Nessa fase, os estudantes são convidados a aprofundar os seus conhecimentos sobre suas emoções, interesses, habilidades intelectuais e expressivas. 

Os jovens também são incentivados a ampliar e aprofundar conexões sociais e afetivas e pensar sobre a vida e o trabalho que eles querem realizar no futuro.

Em Linguagens e suas Tecnologia, são questionados sobre si mesmos e seus projetos de vida, para que atuem de forma ativa na construção de sua jornada.

Tudo isso é feito por meio de práticas que buscam consolidar e ampliar as habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens (artísticas, corporais e verbais), que são objetos de seus diferentes componentes (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa). 

Matemática e suas Tecnologias

O estudo de Matemática e suas Tecnologias tem como foco a construção integrada da Matemática, aplicada à realidade em que vivemos.

Os conceitos matemáticos podem ser aplicados em diversos contextos de trabalho como, por exemplo:

  • resolução de problemas e análises complexas, funcionais e não lineares;
  • análise de dados estatísticos e probabilidade;
  • geometria e topologia;
  • robótica;
  • automação;
  • inteligência artificial;
  • programação;
  • jogos digitais;
  • sistemas dinâmicos.

Diante desse contexto, o estudante deverá usar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em uma série de contextos. 

Além disso, ele será incentivado a aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades cotidianas, fatos das Ciências da Natureza e Humanas ou, ainda, em questões econômicas ou tecnológicas divulgadas por diferentes meios. 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O estudante dos Itinerários Formativos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprofunda-se de maneira prática às seguintes disciplinas:

  • Biologia;
  • Física;
  • Química.

As práticas são colocadas de forma a incentivarem os jovens a analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base na relação entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que melhorem os processos produtivos, minimizem o impacto ambiental na sociedade e melhorem as condições de vida da comunidade local, regional e/ou global.

As competências específicas dessa área do conhecimento são obtidas por meio do incentivo à leitura e análise de materiais de divulgação científica, à comunicação de resultados de pesquisas, à participação de debates, dentre outros.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

O estudo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é feito por meio de um olhar articulado das seguintes disciplinas:

  • Filosofia;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia.

Por meio da prática dessa área do conhecimento, os estudantes intensificam os questionamentos sobre si próprios e o mundo em que vivem. Isso faz com que eles compreendam temáticas e conceitos utilizados em sala de aula, por meio da problematização de categorias, objetos e processos. 

Assim, é possível propor e questionar hipóteses sobre as ações dos indivíduos que os cercam, identificando pontos de ambiguidade e contradições que se manifestam tanto nos comportamentos individuais, quanto nos processos e estruturas sociais. 

Durante o processo de aprendizagem, são aprofundados conceitos que permitem que o estudante estabeleça diálogos entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas.

Formação Técnica e Profissional

O aluno encontrará na Formação Técnica e Profissional a perspectiva da formação humana integral. Ela visa o desenvolvimento de programas educacionais inovadores, que promovam a qualificação efetiva do estudante para o mercado de trabalho.

Quais são os Eixos Estruturantes dos Itinerários Formativos?

A formulação dos Itinerários Formativos devem ser baseados nos procedimentos cognitivos e no uso de metodologias que estimulem o protagonismo dos estudantes. Para orientar as instituições de ensino, foram definidos quatro Eixos Estruturantes pela BNCC. São eles:

  • Investigação científica: ​​utiliza a ciência como base para investigar a  realidade e interpretar ideias. Além disso, promove o conhecimento das práticas científicas e a capacidade de pensar com embasamento metodológico para ajudar a melhorar a qualidade da vida em sociedade.
  • Processos criativos: estimula o conhecimento nos campos da arte, cultura, mídia e atividade criativa, por meio da promoção e do desenvolvimento de práticas e soluções inovadoras que atendam às demandas sociais. 
  • Mediação e intervenção sociocultural: trata-se do conhecimento necessário para a mediação de conflitos, promovendo a compreensão e implementação de soluções para problemas identificados na sociedade.
  • Empreendedorismo: propõe a aplicação dos conceitos e conhecimentos de diferentes áreas para a abertura de empresas, instituições ou organizações de produtos e serviços inovadores. 

Conclusão

Cada vez mais, nota-se a necessidade do jovem de ser o protagonista da sua vida e tomar as suas próprias decisões, com autonomia e segurança. E, para alinhar as instituições de ensino aos estudantes contemporâneos, o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos foram criados pelo Ministério da Educação.

É essencial que as escolas estejam engajadas a promoverem o ensino dinâmico e prático, demandado pela Geração Z. Isso faz com que os estudantes tenham mais interesse em frequentar a escola, diminuindo a evasão e melhorando os resultados da aprendizagem. 

Vamos juntos nessa jornada? A Little Maker possui o programa Maker Transformador, que é destinado ao Ensino Médio (1º ao 3º ano), seguindo as diretrizes da BNCC. Todo o projeto foi pensado levando em consideração todos os Itinerários Formativos, Componentes Curriculares, Competências Específicas e Habilidades previstas para esta fase.

O programa pode ser aplicado para embasar tanto a Formação Geral Básica quanto os Itinerários, podendo dentro de uma mesma proposta transitar entre diferentes trilhas, uma vez que permite construir soluções alinhadas com os interesses pessoais e projetos de vida. 

Quer saber mais? Vamos conversar. Clique aqui para falar com a Little Maker.  

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