Maker com projeto autoral para uma aprendizagem significativa

Qual a importância de um projeto 100% autoral?

Com a crescente do uso de metodologias ativas, muita atenção tem sido dada à ideia do protagonismo do aluno e seus benefícios na aprendizagem.

Um dos meios encontrados pelos educadores para trabalhar esse conceito é a criação de projeto autoral, pois quando os alunos trabalham em projetos que surgiram de suas próprias demandas e interesses a conexão estabelecida durante a sua elaboração é nítida.

Ter espaço para trazer questões importantes para si faz com que o aluno tenha um engajamento muito maior e consiga enxergar a temática proposta a partir de uma outra perspectiva: a prática.

Perceber que o projeto que está realizando tem tudo a ver com diversas matérias que vê em sala de aula e, além disso, com algo que vivencia no mundo é fascinante!

Conexão e Interdisciplinaridade

A partir do momento em que o aluno se conecta com um assunto, ele realmente aprende sobre não só uma, mas diversas áreas de conhecimento de forma interligada.

Saberes que se encontram e articulam-se em prol daquela ideia, incentivando-os a explorar e fazer novas descobertas, transformando o processo em algo significativo.

Ao darmos espaço para que os alunos sejam autores dos próprios projetos, incentivamos sua criatividade e permitimos que tragam aquilo que é importante e significativo para eles. Além disso, há na liberdade do projeto autoral um comprometimento com responsabilidade na procura por informações e habilidades necessárias para a concretização de sua criação.

O processo permeia caminhos e alavanca conexões nem sempre previsíveis, colocando o aluno como alguém ativo em relação a aprendizagem.

Projeto Little Maker

Projeto de captação de água para oferecer para os animais.

Com isso, tanto a autonomia e responsabilidade são exercitadas, pois o jovem se torna protagonista do que desenvolve, quanto as habilidades socioemocionais e relações interpessoais são desenvolvidas ao longo do processo, por meio de erros, acertos, descobertas…

Trabalhar com projetos autorais também ajuda o jovem a desenvolver confiança sobre suas ideias e seus conhecimentos, reconhecendo que suas ideias importam e têm valor, e consequentemente as dos outros também, e que todos têm algo a ensinar, e sempre há algo novo para aprender.

Aprendizagem Significativa

O projeto 100% autoral é ainda mais significativo pois não traz a construção mão na massa por si só, assim como um meio do aluno poder trazer seus próprios referenciais e, por meio da concretização de suas ideias durante um processo muito rico de trocas e buscas voltados ao que lhe interessa, entender que é possível mobilizar o conhecimento em prol de seus objetivos.

Unificando, então, projetos desenvolvidos em sala de aula com seus projetos de vida, sendo uma prática que chega a um nível ainda mais profundo de conexão entre o aluno, a matéria, o mundo e sua própria vida e interesses.

David Ausubel, em Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva, coloca que o conhecimento é um produto de um processo cognitivo que envolve a interação entre as ideias anteriores do aluno e ideias cultural e logicamente significativas para ele. Assim, o conhecimento é, por definição, significativo.

Interação entre os Saberes

Os projetos autorais permitem exatamente essa interação entre os saberes e conceitos trazidos pelo jovem e conhecimentos disciplinares ou estruturados aos quais ele ainda não teve acesso, por isso são uma forma importante de realização prática dos princípios de Aprendizagem Significativa.

A aplicação desses conceitos resulta em uma aprendizagem mais significativa que ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais e relações interpessoais dos alunos, bem como permite ao jovem entender que é possível mobilizar os conhecimentos em prol de seus projetos e objetivos de vida.

Ter acesso a um espaço que traga esses valores e conceitos dentro de uma metodologia aplicada é extremamente empoderador. Não há como prever como vai ser o processo do projeto autoral de cada aluno por ser uma trajetória bastante pessoal e autônoma, então é sempre uma ótima oportunidade para ver conhecimentos jamais imaginados juntos mobilizados de formas fascinantes e inovadoras.

Isso permite aos outros alunos da sala ver, ao serem apresentados aos projetos de seus colegas, tais áreas a partir de outro ponto de vista, se interessando e refletindo sobre assuntos e universos inteiros que não pensariam em um primeiro momento.

Nós da Little Maker

O programa que desenvolvemos, ao utilizar temas lúdicos, incentiva que o professor instigue a imaginação do aluno e permita que este consiga trazer seus referenciais na construção de seus projetos, dando subsídio para que o professor entenda a visão de cada criança sobre o assunto trabalhado.

A partir desse entendimento, o professor pode trabalhar a construção e desconstrução de conceitos e paradigmas, além da sensibilização do aprendizado através da problematização deste espaço em seus aspectos sociais, culturais, tecnológicos e científicos.

Esse engajamento gera um empenho por parte do aluno no aprofundamento deste conhecimento nas disciplinas escolares, conforme suas expertises, referenciais e processos. Entendemos que os projetos significativos trazem uma grande oportunidade de desdobramentos e incorporação nas atividades de aprofundamento.

A autoria do aluno também contribui com as atividades disciplinares da escola por ser um meio no qual o professor pode observar a visão e os referenciais de cada criança sobre o assunto trabalhado. A partir desse entendimento, ele pode auxiliar as crianças na construção e desconstrução de conceitos e paradigmas.

Outro movimento interessante de se observar é que estes desdobramentos retornam à oficina nos próximos projetos. Quando o professor de sala aguça o olhar para novas perspectivas, elas são retomadas e abordadas com mais consciência pelos alunos nas próximas construções, construindo um canal de ligação e retroalimentação oficina – sala de aula riquíssimo para o aprendizado significativo. Saiba como ter uma Little Maker na sua escola, clique aqui.

Aprender a aprender e aprender a fazer

Acreditamos que trabalhar com projetos 100% autorais é uma forma de permitir aos alunos a expressão de quem são e tudo o que lhes interessa, pois dá espaço para o empoderamento e protagonismo deste aluno, ao mesmo tempo em que agrega em sua bagagem e repertório à responsabilidade atrelada ao aprender e ensinar.

Com isso, é notável a conexão estabelecida entre o projeto e seu idealizador, desdobrando essa conexão para entender a importância e vínculo afetivo existente no processo, exercitando a empatia em relação aos demais projetos e processos  ao se identificar com as dificuldades, soluções, dedicação e aprendizagens. 

Receba as novidades por e-mail